CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Harlem Globetrotters - o time que mudou o basquetebol



A 1300 km de Harlem, bairro nova-iorquino conhecido pela forte presença de negros, nasceu uma nova forma de jogar basquetebol. Forma essa que permeou a essência do jogo profissional e ajudou a modalidade a crescer em redor do mundo, tirando a fama a um jogo de regras e sem margem para a criatividade.
Misturando números ensaiados e competitividade, os Harlem Globetrotters inseriram o streetball no basquetebol convencional. A equipa pode ser considerada fundadora do estilo que abole regras em nome do exibicionismo e da diversão no âmbito profissional.
Incríveis truques eram incorporados à rotina de jogo dos Globetrotters, ao som do assobio de “Sweet Georgia Brown”. Algumas das jogadas ainda são vistas nas apresentações de equipas de streetball e até mesmo na NBA.

Ex-jogadores da Escola Wendell Phillips, no sul de Chicago, reuniram-se para formar uma equipa e entrar na "Negro American Legion League" (Liga da Legião Negra Americana). Descontente com a condição financeira conferida pela equipa, Tommy Brookings saiu e levou consigo alguns de seus colegas. Surgiam os Globetrotters, em 1927. Três anos mais tarde, o nome do bairro de Manhatan foi agregado para dar ênfase ao facto de ser um time somente de negros: o Harlem Globetrotters.

Marques Haynes ficou conhecido pela sua habilidade e Reese Goose Tatum pelas suas acrobacias. Haynes costumava pedir aos seus companheiros que descansassem, enquanto os cinco adversários tentavam roubar-lhe a bola.

0 comentários: